A Cerimônia Regional de Premiação do Rio de Janeiro reuniu mais de 1,3 mil estudantes de escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro, ganhadores de medalhas de prata e bronze nacionais e premiados com medalhas estaduais na 18ª edição da OBMEP. O evento contemplou todas as regionais do estado e foi realizado na Cidade das Artes, na zona oeste do Rio, entre 24 e 26 de setembro.
Para um auditório repleto de jovens, professores e familiares de alunos, Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, destacou o valor do esforço de cada um dos presentes. “Quero parabenizar todos pela conquista que trouxe cada um de vocês até aqui. Sabemos que as conquistas em matemática tendem a ser solitárias. Somos nós mesmos contra os desafios; a gente contra a gente. É um tipo de vitória diferente. Essa alegria e essa medalha ninguém vai tirar de vocês, ela estará sempre no peito de cada um e são super merecidas.”
Viana aproveitou para reforçar que em 2025 a OBMEP comemora a 20ª edição da competição científica. “No próximo ano, teremos uma celebração especial marcando duas décadas de funcionamento de uma das políticas públicas brasileira mais bem sucedidas na área da educação e mais abrangente”, lembrou o diretor-geral do IMPA, que dividiu com o público os esforços da OBMEP para alcançar 100% dos municípios brasileiros.
“Em 2024, participaram da Olimpíada 5.564 cidades. É mais fácil dizer que participaram todos os municípios menos seis e estamos correndo atrás desses seis. Nossa expectativa é que muito em breve, a gente possa dizer que todos os municípios brasileiros participam da OBMEP,” concluiu.
Os estudantes também foram recepcionados pelo diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Jorge Vitório. “Imagino que daqui a dez anos muitos de vocês estarão do lado de cá e serão os protagonistas do futuro do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. É uma alegria incrível compartilhar esse momento com vocês”, disse Jorge Vitório em referência ao secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, multimedalhista da OBMEP, que participou do evento.
“Eu sou cria da OBMEP e sei a diferença que um prêmio como esse pode fazer na vida de um aluno. A matemática é fundamental para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes e estamos muito orgulhosos dos nossos alunos que se destacaram nesta olimpíada", disse o secretário.
O evento de premiação foi marcado pela alegria dos estudantes e empolgação de pais e professores, que manifestaram orgulho pela conquista de cada aluno.
“Estive na cerimônia nacional da medalha de ouro da OBMEP e agora estou ganhando a medalha estadual. É uma experiência gratificante vermos onde nosso esforço pode nos levar. É muito interessante fazer essa Olimpíada, que nos desafia. Além disso, temos que dar méritos aos nossos professores que nos incentivam e ajudam a conseguir batalhar”, disse Raphael Felizardo.
Já Maria Luiza, ganhadora de bronze nacional e prata estadual, destacou a possibilidade de participação do PIC. “O programa aborda muitos conteúdos avançados, que iniciam você em um caminho que, geralmente, os jovens estão fora. Esse mundo da matemática abre muitas portas”, comemorou a estudante.
A premiação contou ainda com a participação da coordenadora de Logística de Provas e Premiações da OBMEP, Erika Sholl, e da coordenadora de Programas de Extensão Acadêmica da Olimpíada, Luciana Santana.