O Portal da OBMEP está de cara nova! A partir desta sexta-feira (4), a página passou a oferecer também as videoaulas com o desenvolvimento das questões de prova da OBMEP. Estudantes que desejam entender o passo a passo das questões propostas em diversas edições da Olimpíada podem acessar a página https://portaldaobmep.impa.br/; clicar na aba “provas e soluções”; escolher o ano da aplicação do exame e, em seguida, optar pelo nível da prova. Até o momento, já foram disponibilizadas as videoaulas referentes às provas de 2018 e 2019.
Destinado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, o Portal da OBMEP faz parte de um conjunto de material oferecido pela Olimpíada, através do IMPA, para auxiliar nos estudos de matemática e física e na preparação de alunos para olimpíadas do conhecimento, incluindo a 2ª fase da 19ª OBMEP, que acontece em 19 de outubro deste ano.
A plataforma conta com mais de 5,4 mil videoaulas, exercícios e apostilas. Para Adriana Pimenta, professora do Departamento de Matemática da UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e coordenadora acadêmica da OBMEP na região RJ01, a qualidade do material ofertado torna a plataforma interessante para diferentes públicos.
“Os vídeos são didáticos, autoexplicativos, e a única dificuldade é escolher entre tantas opções excelentes, já que um mesmo tema é abordado sob diferentes e igualmente interessantes perspectivas. Eles atendem desde o ensino fundamental, passando pelo PIC, até o ensino superior e ainda a formação continuada de professores de Matemática. Além disso, o material passa por um rigoroso sistema de revisão, o que nos confere muita segurança com relação aos conteúdos que são estudados.”
Além das videoaulas, o Portal da OBMEP oferece os famosos quebra-cabeças elaborados para estimular o raciocínio lógico. Estes foram inspirados no projeto Snap Fair, produzido pela fundação canadense SNAP Mathematics Foundation, cujo objetivo é incentivar a organização de feiras de matemática nas escolas, com desafios, discussões, soluções e orientações ao corpo docente interessado em estimular a curiosidade de crianças e adolescentes na resolução de diversas situações.
“O aluno se depara com uma matemática baseada em resolução de problemas. Eu, como professor da Rede Estadual Municipal do Rio de Janeiro, utilizo tanto no planejamento como na execução das aulas, atividades relacionadas ao portal nas mais diversas séries do ensino fundamental ao ensino médio, usando inclusive na educação de jovens e adultos situações e problemas motivacionais para disparar os conteúdos matemáticos necessários para o aprendizado”, completou o professor olímpico, Roberto Peregrina.
Os vídeos do Portal da OBMEP são uma ótima forma de estudar para a 2ª fase da competição. Acesse o site e bons estudos!