logo_peci imagem_apresentacao

Informações Gerais

O que é o PECI?

Criado em 2009, o PECI (Preparação Especial para Competições Internacionais) é um programa da OBMEP que possui como objetivo preparar medalhistas selecionados para competições internacionais.



Como são as atividades do PECI?

O PECI possui dois tipos de atividades: virtuais (que são realizadas no fórum do programa) e presenciais.

Durante os encontros presenciais, os alunos recebem treinamento intenso com conteúdos voltados para a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática). Ao mesmo tempo, também estão se preparando para competições internacionais como, por exemplo, a Olimpíada de Matemática do Cone Sul, a Olimpíada Iberoamericana de Matemática e a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO).



Calendário

O processo de seleção do PECI para 2016 ainda não foi definido.



Competições Internacionais


1. INTERNACIONAL MATHEMATICS OLYMPIAD (IMO):
Site: https://www.imo-official.org/
É a mais importante competição internacional, realizada desde 1959. Participam dessa competição cerca de 100 países de todo o mundo, representados por equipes de até 6 estudantes secundários ou que não tenham ingressado na Universidade ou equivalente na data da celebração da Olimpíada.


2. OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO CONE SUL:
É uma competição internacional da qual participam os países da porção meridional da América do Sul, representados por equipes de 4 estudantes que não tenham feito 16 anos de idade em 31 de dezembro do ano imediatamente anterior à celebração da Olimpíada.


3. ROMANIAN MASTER IN MATHEMATICS:
Site: http://rmm.lbi.ro/index.php?id=home
Em 2010 o Brasil participou pela primeira vez da Romanian Master in Mathematics, olimpíada que convoca apenas os melhores países do mundo em competições internacionais do gênero. A Romanian Master in Mathematics (RMM) é organizada desde 2007 pela Escola Nacional de Informática "Tudor Vianu" em colaboração com a Sociedade Científica Romena de Matemática e o Ministério de Educação Investigação e Juventude.


4. ASIAN PACIFIC MATHEMATICS OLYMPIAD (APMO):
Site: http://daryn.kz/apmo/
É uma competição de caráter internacional realizada em diversos países asiáticos e da América dedicada a estudantes do Ensino Médio. No Brasil a APMO é aplicada aos alunos que tenham sido premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). As provas dos alunos selecionados são enviadas à comissão organizadora no Japão onde é dada a classificação final.


5. OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA:
Site: http://www.uc.pt/fctuc/dmat/oml
É uma competição de caráter internacional realizada pela primeira vez em 2011 e envolve jovens dos oito países de expressão portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipee Timor Leste.


6. OLIMPÍADA IBERO-AMERICANA DE MATEMÁTICA
Site: http://www.oei.es/oim/index.html
É uma competição internacional da qual participam países da América Latina, Espanha e Portugal, representados por equipes de até 4 estudantes, que não tenham feito 18 anos de idade em 31 de dezembro do ano imediatamente anterior à celebração da Olimpíada e que não tenham participado anteriormente em duas OIM.


7. OLIMPÍADA DE MAIO
Site: http://www.oma.org.ar/internacional/may.htm
É uma competição realizada para jovens alunos, disputada em dois níveis (Nível 1: para alunos até 13 anos e Nível 2: para alunos de até 15 anos), por países da América Latina, Espanha e Portugal. No Brasil a Olimpíada de Maio é aplicada apenas àqueles alunos que tenham sido premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM),com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, ou tenham sido selecionados pelo coordenador regional. As provas dos alunos selecionados são enviadas à comissão organizadora na Argentina onde será dada a classificação final por país.


8. OLIMPÍADA IBERO-AMERICANA DE MATEMÁTICA UNIVERSITÁRIA
Site: http://www.obm.org.br/opencms/competicoes/internacionais/oimu_oficial.html
O participante não deve possuir qualquer título Universitário (graduação) ou equivalente e deve estar matriculado em uma Universidade como estudante de graduação.



Premiações Obtidas por Alunos da OBMEP em Anos Anteriores

Clique aqui para visualizar as medalhas