Logo PICME

 


Programa de Iniciação Científica PICME 2017

Inscrições Abertas!!!


Se você já foi medalhista da OBMEP e/ou OBM e está matriculado em algum curso de graduação, você está apto a participar do processo de seleção.Os candidatos que forem selecionados receberão uma bolsa de iniciação científica.


Entrada Antecipada

Nesta primeira etapa somente poderão se inscrever medalhistas da OBMEP e/ou OBM com ingresso no ensino superior no primeiro semestre de 2017 e que cumpram pelo menos um dos requisitos:

1) ser estudante de graduação na área da Matemática ou;


2) ter obtido pelo menos 4 medalhas na OBMEP e/ou OBM.


Também poderão se inscrever alunos com entrada anterior a 2017. Os alunos que se encaixarem nas regras acima e que fizerem a inscrição até o dia 01 de março de 2017, havendo disponibilidade de bolsa, poderão ser chamados para inicio imediato.


Inscrições até: 01 de Março de 2017
Resultado: Até 7 de Março de 2017
Inicio: Março de 2017


Entrada Regular

Alunos com entrada no ensino superior em 2017 ou anterior, com pelo menos uma medalha na OBMEP e/ou OBM.

Inscrições até: 24 de Abril de 2017
Resultado: Julho de 2017
Inicio: Agosto de 2017 (ou Março de 2018 para alunos com ingresso no segundo semestre de 2017)


Para mais informações e fazer sua inscrição Clique Aqui!



O que é PICME?


O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com a graduação. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado).


O PICME é coordenado em nível nacional pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA e ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país.


A Iniciação Cientifica do PICME é um programa com duração de 2 anos, sendo que as bolsas têm vigência de 12 meses e são renovadas de acordo com as condições e o desempenho de cada aluno. Cada Programa de Pós-Graduação realiza seu PICME de maneira autônoma, definindo suas atividades e o desempenho acadêmico necessário para a manutenção e renovação da bolsa de cada aluno. O aluno poderá trabalhar diretamente sob orientação de um pesquisador indicado pelo programa e/ou cursar disciplinas. As atividades são presenciais.


Através da Iniciação Cientifica/PICME é possível também se preparar para o Mestrado em Matemática, que pode até mesmo ser realizado simultaneamente com a Graduação.


Para se preparar especificamente é possível usufruir mais um ano da bolsa do CNPq. A bolsa de Mestrado PICME/CAPES poderá ser solicitada para qualquer medalhista da OBMEP e/ou OBM que seja regularmente aceito no Mestrado de qualquer programa participante. Qualquer medalhista da OBMEP e/ou OBM poderá solicitar bolsa PICME/CAPES, mesmo não tendo participado da Iniciação Científica do PICME.


Desde 2013 também é possível ser aprovado para o nível de Doutorado em qualquer uma das universidades participantes. A bolsa Doutorado PICME/CAPES é concedida para qualquer medalhista da OBMEP ou OBM que seja regularmente aceito no Doutorado de qualquer desses programas.


Programas de Pós-Graduação Participantes (clique aqui)


Números do Programa


Seguem abaixo os quadros atuais de distribuição de bolsas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado desde 2009.



a) Quadro Geral

Desde 2009 Iniciação Científica Mestrado Doutorado
Participações 2.820 172 44 (desde 2013)
Bolsas concluídas 1.693 74 -

b) Participação em 2016


BOLSISTAS NOVOS EM 2016
Iniciação Científica Mestrado Doutorado
348 36 20


Situação do Bolsista em 2016 Iniciação Científica Mestrado Doutorado
Vigente 572 71 40
Concluído 237 - -
Cancelado 50 - 1
Suspenso - 2 -
Desligado - 1 1
Desistente - - -
Total 859 74 42


c) Participantes na Iniciação Científica por Programa desde 2009

Participantes IC



d) Distribuição das Áreas dos Bolsistas de Iniciação Científica desde 2009

Area dos Bolsistas



e) Participantes no Mestrado por Programa desde 2009

Participantes Mestrado



f) Participantes no Doutorado por Programa desde 2013

Participantes Mestrado



Relatórios do PICME