OBMEP 2016

IMPA divulga resultados da OBMEP 2016 nesta quarta-feira



Informação estará disponível a partir das 12h no portal da OBMEP


O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) anuncia nesta quarta-feira (30), a partir das 12h, os resultados da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2016 no portal oficial da competição (www.obmep.org.br).


Dos quase 18 milhões de alunos que participaram da maior disputa do gênero no mundo, 6.502 ganharão medalhas de ouro (501), prata (1.500) e bronze (4.501), e 42.482 estudantes receberão menções honrosas. As cerimônias de entregas dos prêmios da OBMEP ocorrerão em 2017, em datas a serem definidas.


Neste ano, 99,6% municípios brasileiros tiveram inscritos, novo recorde da competição. A OBMEP 2016 teve 913.889 alunos classificados para a segunda fase.


Mais de 90% das 47.474 escolas públicas participantes (123 delas indígenas) levaram alunos para fazer as provas em cerca de 9 mil centros, por todo o país.


Além dos estudantes, professores e secretarias de Educação concorreram a prêmios, de acordo com o desempenho de seus alunos. Os resultados também serão divulgados nesta quarta (30).


Mudanças

Criada em 2005 e realizada pelo IMPA, a OBMEP é a maior Olimpíada estudantil do país e tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos.


O IMPA anunciou neste ano que, a partir de 2017, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) será integrada à OBMEP, constituindo uma única competição aberta a todas as escolas brasileiras, sem exceção.


A mudança não afetará a participação das escolas públicas nas Olimpíadas, que seguirão disputando o mesmo número de medalhas atual. As provas também continuarão a ser elaboradas pela comissão atualmente responsável.


A expectativa do IMPA é que, com a integração das duas Olimpíadas, a OBMEP alcance um número maior de adesões em todo país.


A OBMEP é promovida com recursos dos Ministérios da Educação (MEC) e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e tem apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).




Informações para a imprensa


www.obmep.org.br/imprensa.htm